Médicos estrangeiros chegam para trabalhar em cidades brasileiras
Médicos estrangeiros participantes do programa Mais Médicos começam a chegar para trabalhar em diversos estados do país neste sábado (14). Os profissionais chegaram aos estados do Alagoas, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí e Rio Grande do Norte.
O programa "Mais Médicos" foi lançado pela presidente Dilma Rousseff (PT), no dia 8 de julho, com o objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde, além de ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades e, assim, melhorar o atendimento aos usuários do SUS. Os médicos do programa vão receber uma bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo e farão especialização em Atenção Básica.
Paraíba
Na Paraíba, os 13 médicos que chegaram na manhã deste sábado receberam flores e disseram estarem sendo bem recebidos. Após mudanças de horários e confusão no aeroporto, os 13 médicos selecionados pelo "Programa Mais Médicos" chegaram à Paraíba, no Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, Grande João Pessoa, por volta das 10h. Os médicos afirmaram estarem sendo bem recebidos.
Médicos cubanos, espanhóis, uruguaio e até um brasileiro formado em Cuba, foram recebidos por uma comitiva que reuniu participantes da coordenação do programa, o secretário de Saúde da capital paraibana, Adalberto Fulgêncio.
Paraná
Em Curitiba chegaram neste sábado 25 médicos que têm diploma registrado no exterior e vão atuar no Paraná por meio do programa do governo federal "Mais Médicos". Outros cinco profissionais devem chegar a capital paranaense até a noite de domingo (15).
G1.COM
Nenhum comentário: