LATEST NEWS

Primeira etapa da vacinação contra aftosa no Pará atinge a meta

Posted by iptvweb01 ~ segunda-feira, 30 de setembro de 2013




Os esforços para garantir a manutenção do status de estado 100% livre de febre aftosa com vacinação já são percebidos a partir dos resultados das etapas de vacinação do primeiro semestre de 2013 no Pará, que ultrapassou a marca de 98%. No Pará, os índices vacinais atingiram 99,07% na área I; 98,24% na área II (nordeste paraense), 97,88% na área III (Baixo Amazonas), 92,19% na área III (Ilha do Marajó) e 100% na zona de proteção (área de fronteira).





A média total de vacinação registrada no estado foi de 98,68%, segundo dados diretoria Técnica Agropecuária e Florestal, das gerências de Defesa Animal da Adepará e do Programa Estadual de Erradicação de Febre Aftosa. Por ocasião da cerimônia de certificação do Pará como área livre de febre aftosa com vacinação, ocorrida em Paragominas, no mês de agosto, o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, confirmou que o Pará possui a maior cobertura vacinal do país.





Os índices atingidos já apontam para a busca da certificação internacional, reconhecimento este que o Pará deve receber, segundo Sálvio Freire, diretor operacional da Agência de Defesa, até maio de 2014. Em breve, o Pará será submetido a novas auditorias do Ministério da Agricultura (Mapa) e da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). “Garantindo um novo aval positivo, a totalidade do rebanho paraense poderá ser comercializada em qualquer outro país”, disse Mário Moreira.





“Os trabalhos e ações da Adepará agora estão voltados à certificação internacional das áreas 2 e 3 do Estado, que integram, juntas, cem municípios paraenses. Os 44 municípios que integram as regiões sul e sudeste do Pará já possuem essa certificação desde 2007. A meta agora é unir esforços para obter a certificação da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), com sede na França”, ressaltou o diretor da Adepará.





"É necessário intensificar as campanhas de educação sanitária, além de mobilizar e conscientizar permanentemente os produtores. Nós não podemos diminuir os esforços e os produtores não devem, em nenhum momento, descumprir as determinações, sob o risco de perdermos o andamento desse processo, o que ocasionaria uma lamentável perda financeira”, afirma Hildegardo Nunes, secretário de Agricultura do Pará.





Para erradicar a febre aftosa do território paraense, somente em 2012 foram investidos cerca de R$ 20 milhões na melhoria da saúde animal, com base em convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da Adepará, e o Ministério da Agricultura, com vigência até 2015. Os investimentos somam recursos na ordem de quase R$ 60 milhões, com a contrapartida de 10% do governo estadual.





G1/PA

Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts