Profissionais estrangeiros do 'Mais Médicos' chegam ao Pará
Os médicos formados no exterior que vão atuar nas cidades do Pará pelo programa Mais Médicos chegaram neste sábado (14) a Belém. O primeiro avião da Força Aérea Brasileira trazendo 3 médicos aterrisou às 14h40 na Base Aérea de Belém. O segundo voo chegou na capital paraense por volta de 15h20 com 53 profissionais. Segundo o Ministério da Saúde, o grupo de 56 médios inclui cubanos e pessoas de outras nacionalidades, além de brasileiros que se formaram no exterior. Outro voo com 6 profissionais deve chegar em Belém ainda neste sábado, totalizando 62 médicos.
Grupo vai atuar no interior do Pará.
(Foto: Neyfla Garcia / Ministério da Saúde)
"Os médicos vão atuar em 28 municípios do Pará e 2 Distritos Sanitários Indígenas, no Tapajós e em Altamira. São locais que não foram escolhidos por médicos brasileiros. Foram priorizadas as áreas com maior necessidade e indicadores de saúde mais graves", disse Antônio Ribas, Coordenador de Gestão da Atenção Báscia do Ministério da Saúde.
Ainda de acordo com o ministério, eles devem passar por um período de acolhimento a partir de segunda-feira (16), para tomar conhecimento dos serviços de saúde do estado e das características da região, como as doenças típicas da Amazônia e os hábitos da população.
"Este período de acolhimento é essencial para que os médicos estrangeiros se familiarizem com a região onde vão atuar e as características dos pacientes que vão atender”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Durante toda a semana, os médicos vão conhecer hospitais e unidades básicas de saúde onde devem trabalhar. Os profissionais estrangeiros devem ainda receber informações sobre a Política Nacional de Atenção Básica e o planejamento de saúde do estado e municípios.
G1/PA
Nenhum comentário: