LATEST NEWS

Síria envia à ONU pedido para aderir a convenção antiarmas químicas

Posted by iptvweb01 ~ quinta-feira, 12 de setembro de 2013




A ONU recebeu documentos do governo da Síria a respeito da entrada do país na convenção antiarmas químicas, disse um porta-voz nesta quinta-feira (12). A adesão é uma das condições propostas por um plano russo para evitar um ataque militar dos EUA à Síria.





"Nas últimas horas, recebemos um documento do governo da Síria, que está sendo traduzido, e que se trata de uma documento de pedido de acesso à Convenção de Armas Químicas", disse o porta-voz Farhan Haq a jornalistas.





O embaixador sírio na ONU, Bashar Ja'afari, confirmou a entrega dos documentos.





Pouco antes, em entrevista à TV russa, o presidente sírio Bashar al-Assad havia manifestado a intenção de aderir à convenção e entregar documentos sobre as armas químicas.





Mas ele condicionou essa adesão a que os EUA parassem de ameaçar o país militarmente, o que os americanos não fizeram.





O governo Assad não vai se incorporar imediatamente à convenção de 1993, que proíbe a produção e o armazenamento destas armas, disse Farhan Haq.









Segundo especialistas da ONU, a adesão ocorre no momento em que um país aceita os termos do tratado e, normalmente, tem o mesmo efeito que uma ratificação do mesmo.





Haq disse que esta será apenas aa primeira etapa para o país árabe se tornar membro pleno da convenção e que serão necessários "alguns dias" para que a Síria se integre formalmente.





Discussão diplomática


A proposta da Rússia está sendo discutida diplomaticamente com os EUA, que aceitaram adiar um possível ataque militar às forças sírias por conta da negociação.





Os EUA acusam o regime sírio de ter realizado um ataque químico que matou pelo menos 1.429 civis, nos subúrbios de Damasco, em 21 de agosto, em meio à guerra civil que assola o país.





O presidente americano, Barack Obama, anunciou que iria atacar as forças sírias em represália ao ataque químico. Mas ele resolveu dar tempo à diplomacia para analisar a proposta russa, apesar de a encarar com "ceticismo".





O regime sírio nega responsabilidade pelo ataque químico e diz que é vítima de terroristas ligados à rede da Al-Qaeda, que tentam "desestabilizar" o país.





A guerra civil síria criou uma crise humanitária e de refugiados e ameaça a estabilidade política da região, além de ter revivido o fantasma da Guerra Fria, colocando Rússia e EUA em campos opostos.



Categories
Tags

Related Posts

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Blogs Parceiros

Developer's Note

Total Tayangan Laman

Some More Post

Recent Comments

how to make gifs

mualaf

ENTRETENIMENTOS

More Post

contador de visitas

Random Post

river

Arquivo do blog

Followers

Arquivos do Blog

b/m Donna Mariana

how to make gifs

Video

how to make gifs

Educação

Blog Price

Tech News

Flickr

.

Featured Posts

...

Random Post

.

Media News

Advertisement

.

Video

Páginas

teaser

Tecnologia do Blogger.

Entri Populer

Popular Posts