PM usa spray de pimenta para conter manifestantes diante do Congresso
Centenas de integrantes da Marcha Contra a Corrupção que se reuniram neste sábado (7) em frente ao Museu Nacional, em Brasília, se deslocaram em caminhada pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional, onde se concentraram em uma manifestação de protesto. A marcha começou pouco depois do encerramento do desfile oficial da Independência, que teve a participação da presidente Dilma Rousseff.
Policiais militares usaram spray de pimenta para impedir a ocupação da área próxima à entrada do Congresso. Um homem passou mal e foi socorrido por manifestantes, que passaram vinagre no rosto dele para atenuar o ardor provocado pelo spray.
Durante a caminhada, houve tensão entre policiais e manifestantes perto da Catedral de Brasília. Policiais tentaram barrar a caminhada, mas acabaram liberando.
Um grupo estendeu uma bandeira do Brasil na pista da Esplanada dos Ministérios, próximo ao Congresso Nacional. Com cartazes e camisetas, eles protestavam contra a realização da Copa do Mundo no Brasil.
Ao chegar ao Congresso, o grupo à frente da caminhada era formado por pessoas mascaradas. Durante a semana, a Polícia Militar do Distrito Federal tinha anunciado que exigiria identificação dos mascarados e que os que se recusassem a apresentá-la seriam detidos. Houve empurra-empurra entre PMs e manifestantes, que logo foi contido. Depois disso, o grupo se concentrou ao lado do espelho d'água do Congresso.
Segundo o comando da Rotam (Rondas Ostenstivas Táticas Motorizadas), da Polícia Militar, participaram do protesto cerca de 300 pessoas. Uma foi detida porque usava máscaras e não quis se identificar. O manifestante foi levado à delegacia, e os policiais encontraram com ele um canivete.
Vista do gramado do Congresso, onde manifestantes que protestam contra a corrupção se concentraram após o desfile da Independência. (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Mascarado entra no espelho d´água do Congresso (Foto: Felipe Néri/ G1)
Nenhum comentário: