Vítimas de acidente de monomotor em Belém são identificadas
As outras duas vítimas do acidente aéreo ocorrido na última terça (3) em Belém foram identificadas. O resultado do laudo pericial do Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves foi divulgado nsta sexta-feira (6). O material biológico coletado das vítimas um dia após o acidente foi submetido à análise de DNA, o que confirmou as identidades dos seguranças Anderson de Oliveira Conceição (31) e Rocivaldo Rabelo de Castro (39). Os corpos foram liberados para as famílias às 16h desta sexta.
Em entrevista coletiva, representantes das coordenações de Medicina Legal, Laboratório e Odontologia Legal do CPC Renato Chaves esclareceram os procedimentos adotados pela Perícia Oficial do Pará para a identificação dos corpos. A primeira vítima a ser liberada foi o piloto da aeronave, Joaquim Calixto Neto (64 anos), ainda na manhã do dia 4. Ele foi identificado por meio de perícia odonto-legal (arcada dentária), após realização de comparação com ficha odontológica.
Para o perito criminal Jones Mota, da Coordenação de Odontologia Legal e Antropologia Forense (Colaf), a rapidez nas identificações, após dois dias de análises em laboratório, só foi possível pela qualidade do material coletado das vítimas. “No dia da necropsia coletamos sangue, urina e músculo, mas o item que obteve melhor avaliação das peritas do laboratório de DNA foi o sangue. Este foi o principal motivo pelo qual houve redução no tempo de finalização da perícia, de 20 dias para pouco mais de 48 horas”, explicou.
Entenda o caso
Um avião de pequeno porte caiu na última terça-feira (3), na estrada da Ceasa, em Belém. Três pessoas que estavam a bordo no momento do acidente morreram. As vítimas são o piloto Joaquim Calixto Neto, de 64 anos, e dois funcionários de uma empresa de segurança: Rossivaldo Rabelo de Castro, 39, e Anderson Conceição, 31.
Uma pane teria provocado a queda do avião, que explodiu. De acordo com o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), o avião envolvido no acidente é um modelo Cesna 206 e de matrícula PTDDG. Ele teria incendiado após a queda. O avião saiu do aeroporto Brigadeiro Protásio, em Belém, com destino a Portel, no Marajó.
Equipes do Centro de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos investigam o caso.
G1/PA
Nenhum comentário: