Municípios do oeste do Pará aderem ao Pacto pela Educação
Treze municípios do oeste do Pará iniciaram a adesão ao Pacto pela Educação na última terça-feira (10), na cidade de Santarém, durante apresentação dos principais programas e projetos que compõe o Pacto. Com a adesão, cada município se compromete a cumprir a principal meta do Pacto, que é elevar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Pará até 2017.
Em todos os municípios da região do Baixo Amazonas: Alenquer, Almeirim, Belterra,Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos,Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa são 924 unidades escolares municipais de Educação Infantil e 1.353 de Ensino Fundamental, enquanto a rede estadual possui 65 escolas.
As redes municipais possuem quase 8 mil docentes, enquanto a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) possui aproximadamente 2 mil professores na região. As redes municipais concentram cerca de 160 mil estudantes, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, e a rede estadual possui aproximadamente 50 mil alunos na região.
Entre os municípios que já aderiram ao Pacto estão Alenquer, Juruti, Monte Alegre, Mojuí dos Campos, Óbidos, Oriximiná, Santarém e Terra Santa. O primeiro município a aderir ao Pacto pela Educação do Pará e ao Sispae foi Santarém.
A adesão ao Pacto possibilita ao município o acesso, por meio de transferência de tecnologia e apoio técnico, entre outras ações, ao Projeto de Apoio à Gestão Municipal, o Projeto Qualificação da Gestão Educacional, o acesso ao Projeto PNAIC, que garante o uso de material didático do Projeto Trilhas, e conta, ainda, com a parceria da Fundação Itaú Social, que disponibiliza uma plataforma pedagógica para os professores e permite a realização de um diagnóstico do rendimento de cada aluno Provinha Brasil.
G1/PA
Nenhum comentário: